Elétrica e Telecomunicação


Cabeamento Estruturado

 

O Cabeamento Estruturado - CE é uma infra-estrutura única de cabeamento metálico ou óptico não proprietária, capaz de atender a diversas aplicações, proporcionando flexibilidade de layout, facilidade de gerenciamento, de administração e de manutenção.

O Cabeamento Estruturado suporta aplicações de data centers, dados, voz, imagem, controles prediais, residenciais e industriais através de um meio físico padronizado. Os profissionais de tecnologia da informação, engenharia,arquitetura e automação utilizam esta infra-estrutura pelas vantagens que ela apresenta em relação aos cabeamentos tradicionais, em que as aplicações são atendidas por diferentes tipos de cabos para cada aplicação (exemplo: um tipo de cabo para dados e outro para voz).

Atualmente, as aplicações tornam-se cada vez mais convergentes. Um exemplo disso é o aplicativo VoIP (Voz sobre IP). Por isso, estão necessitando de infraestrutura convergente. Além disso, as empresas estão utilizando aplicações emergentes que necessitam de largura de banda, como, por exemplo, vídeo conferência, e-learning, e-business, CRM, entre outras.

O Cabeamento Estruturado atende a todas as exigências atuais e futuras de comunicações, não apenas nos ambientes corporativos e residenciais, mas também nos ambientes de data centers e fabris. Para melhor compreensão do assunto, pode-se fazer analogia com um sistema elétrico de um edifício ou residência, no qual o cabeamento instalado proporciona ao usuário a possibilidade de utilizar diversos tipos de aparelhos como TV, som, DVD, fax etc.; bastando para tanto que o cabo de alimentação destes equipamentos seja “plugado” na tomada que se encontra na parede ou no piso do local. Da mesma maneira, o Cabeamento Estruturado proporciona ao usuário, de maneira simples e organizada, a utilização de um PC, um telefone, uma câmera de vídeo, um leitor de cartão, um sensor de presença, entre outros equipamentos..

Além de padronizar a infra-estrutura de comunicação de maneira a atender às diversas aplicações (independentemente do fabricante ou do tipo de equipamento), o conceito do Cabeamento Estruturado agrega outros benefícios importantes para os usuários. Dentre esses benefícios, destacam-se a ocupação do edifício e o crescimento do número de funcionários (o dimensionamento dos pontos do Cabeamento Estruturado é baseado na área em m2 do local a ser cabeado ao invés de no número de usuários). Outro benefício é com relação à alteração de layout dos usuários (estudos da BICSI mostram que cerca de 40% dos funcionários da empresa mudam de local a cada ano).

Pesquisas realizadas no exterior demonstram que nos últimos anos 50% dos problemas de redes estão relacionados ao cabeamento. Além disso, o investimento em Cabeamento Estruturado representa menos de 5 % do custo total da rede local e registra vida útil em torno de 10 anos. Em vista do que foi mencionado anteriormente, percebe-se que a implementação do Cabeamento Estruturado é uma decisão muito importante, pois influenciará a performance de toda a rede, assim como a sua confiabilidade.